quinta-feira, 21 de junho de 2018

Vale a pena investir em cabos de instrumento?



Há muitos músicos que não entendem a importância que o cabo tem no resultado final do som. É muito comum ver pessoas investindo fortunas em guitarras e amps, mas na hora de comprar os cabos, os músicos costumam não levar em consideração que a sua qualidade está diretamente ligada ao som que eles vão conseguir tirar, e acabam comprando cabos de marcas desconhecidas, que são mais baratas e, consequentemente, piores.
Nesse artigo, vamos falar sobre as principais características dos cabos, que realmente podem fazem diferença para seu som.
A construção dos cabos
Vamos ver agora como os cabos são fabricados, quais os elementos que dão qualidade ao acessório e no que devemos prestar atenção na hora de comprar um.
·         Condutor: É um fio de cobre que é responsável por conduzir as frequências, ou seja, o som.
·         Isolamento: É a parte responsável por isolar o fio de cobre (condutor). Ele não só protege o som, mas também o próprio guitarrista. Normalmente, eles são feitos de materiais termoendurecidos (borracha e neoprene) ou termoplásticos (polietileno e polipropileno). Esse isolamento ainda pode ser coberto por outra camada de cobre.
·         Revestimento Externo: É a parte que você tem contato com o cabo. Eles podem ser feitos de vários materiais, mas normalmente são de plástico ou emborrachados.
·         Conectores: São popularmente conhecidos entre os guitarristas como plug. É a parte do cabo que conecta o instrumento e o amplificador.
·         Cuidado com os ruídos
Todo cabo está sujeito às interferências externas, geralmente ligadas à eletricidade. Sim, a eletricidade causa interferências, o que você vai notar como um ruído.
O nível de ruído está diretamente ligado à blindagem do condutor, ou seja, à qualidade do isolamento do fio de cobre. Por isso, os melhores cabos, aqueles que você não consegue identificar ruídos, são um pouco mais caros.
Todos os cabos fazem diferença
Se você usa pedais de efeito, vai precisar ter alguns cabos. Uns menores, outros maiores, contudo, não adianta investir em apenas um cabo e economizar nos outros, haja vista que a qualidade de seu som vai depender da qualidade de todos os cabos. Por isso, por mais caro que possa parecer, vale a pena comprar todos os cabos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A matemática na música

Ao aplicar uma força sobre uma corda esticada, obtemos uma frequência que gera uma nota musical.  Observou-se que quando uma frequência ...