Violão









Campo Harmônico
            
Chamamos de campo harmônico o conjunto de acordes que acompanha determinada tonalidade. Tais acordes são extraídos de cada intervalo da escala maior.


              
Escala                                               Campo harmônico
C – D – E – F – G – A – B                 C – Dm – Em – F – G – Am – Bm5-
C# – D# – F – F# – G# – A# – C        C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – Cm5-
D – E – F# – G – A – B – C#             D – Em – F#m – G – A – Bm – C#m5-
D# – F – G – G# – A# – C – D            D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – Dm5-
E – F# – G# – A – B – C# – D#          E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#m5-
F – G – A – A# – C – D – E                 F – Gm – Am – A# – C – Dm – Em5-
F# – G# – A# – B – C# – D# – F         F# – G#m – A#m – B – C# – D#m – Fm5-
G – A – B – C – D – E – F#                  G – Am – Bm – C – D – Em – F#m5-
G# – A# – C – C# – D# – F – G           G# – A#m – Cm – C# – D# – Fm – Gm5-
A – B – C# – D – E – F# – G#                A – Bm – C#m – D – E – F#m – G#m5-
A# – C – D – D# – F – G – A                 A# – Cm – Dm – D# – F – Gm – Am5-
B – C# – D# – E – F# – G# – A#      B – C#m – D#m – E – F# – G#m – A# m5-






Tom Relativo menor:
Para cada acorde maior natural temos um acorde menor que estabelece relação direta com este. Tal acorde possui características semelhantes ao tom maior (repete tônica e terça), por este motivo chamamos de Relativo Menor. No campo harmônico, o relativo menor será sempre encontrado no 6º grau.
Vejamos o exemplo:                                                                                            
1º C = CE - G      
Dm = D – F - A     
Em = E – G - B     
F = F – A - C  
G = G – B - D   
6º Am = A – CE            
Bm(5-) = B – D - F
Note que no acorde de dó (C) as notas fundamentais são a Tônica (C) e a Terça (E) que define se o acorde é maior ou menor. Bem, acontece que no campo harmônico de dó, tais notas encontram-se no acorde de dó (C) e lá menor (Am). Portanto, dizemos que Am é relativo de C.
Relativos menores em todas as tonalidades

C / Am          C# / A#m           Db / Bbm           D / Bm

D# / Cm        Eb / Cm             E / C#m              F / Dm

F# / D#m      Gb / Ebm           G / Em                G# / Fm

Ab / Fm        A / F#m              A# / Gm              Bb / Gm

B / G#m



 Escalas
Uma sequência ordenada de notas pela frequência vibratória de sons, (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.
As escalas musicais formam a base necessária para a formação de acordes e tonalidades. 
Escala Cromática
Formada por 12 sons diferentes, a escala cromática é separada somente por intervalos de ½ tom, contendo as 7 notas musicais e 5 acidentes formados por sustenidos (#), no sentido ascendente,  ou bemóis (b), no sentido descendente. Assim temos:

C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A#  - B


Escala Maior Natural
A escala maior natural, diferentemente da cromática, é formada por intervalos de tom e semitom. Essa escala possui 7 notas e 8 graus, já que a tônica se repete ao final. Por isso, a chamaremos de diatônica. 
Este padrão será seguido para formarmos todas as escalas maiores, conforme tabela a seguir.
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TRÍADES
Para formarmos um acorde natural, maior ou menor, precisamos de 3 notas da escala maior. A isso damos o nome de tríade.

TRÍADE MAIOR
É formada com a utilização do 1º o 3º e o 5º graus da escala. Veja o exemplo:


















Assim temos:


C= C – E – G                   C#= C# - F – G#
D= D – F# - A                  D#= D# - G – A#
E= E – G# - B                  F= F – A – C
F#= F# - A# - C#             G= G – B – D
G#= G# - C – D#             A= A – C# - E
A#= A# = D – F                B= B – D# - F#


TRÍADE MENOR
A exemplo da tríade maior, também é formada com a utilização do 1º o 3º e o 5º graus da escala. Contudo, neste caso o 3º grau da escala é bemolizado ( diminuído em ½ tom), tornando-se menor. Veja o exemplo:


Assim temos:                                     
Cm= C – Eb – G              C#m= C# - E – G#
Dm= D – F - A                  D#m= D# - Gb – A#
Em= E – G - B                  Fm= F – Ab – C
F#m= F# - A - C#             Gm= G – Bb – D
G#m= G# - B – D#           Am= A – C - E
A#m= A# = Db – F           Bm= B – D - F#
























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