Chamamos de campo harmônico o conjunto de acordes que acompanha determinada tonalidade. Tais acordes são extraídos de cada intervalo da escala maior.
Escala Campo harmônico
C – D – E – F – G – A – B C – Dm – Em – F – G – Am –
Bm5-
C# – D# – F – F# – G# – A# – C C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – Cm5-
D – E – F# – G – A – B – C# D – Em – F#m – G – A – Bm – C#m5-
D# – F – G – G# – A# – C – D D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – Dm5-
E – F# – G# – A – B – C# – D# E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#m5-
F – G – A – A# – C – D – E F – Gm – Am – A# – C – Dm – Em5-
F# – G# – A# – B – C# – D# – F F# – G#m – A#m – B – C# – D#m – Fm5-
G – A – B – C – D – E – F# G – Am – Bm – C – D – Em – F#m5-
G# – A# – C – C# – D# – F – G G# – A#m – Cm – C# – D# – Fm – Gm5-
A – B – C# – D – E – F# – G# A – Bm – C#m – D – E – F#m – G#m5-
A# – C – D – D# – F – G – A A# – Cm – Dm – D# – F – Gm – Am5-
B – C# – D# – E – F# – G# – A#
B – C#m – D#m – E – F# – G#m – A# m5-
Tom Relativo menor:
Para cada acorde maior natural temos um acorde
menor que estabelece relação direta com este. Tal acorde possui características
semelhantes ao tom maior (repete tônica e terça), por este motivo chamamos de Relativo Menor. No campo harmônico, o relativo menor será sempre encontrado no 6º
grau.
Vejamos o exemplo:
1º C = C – E - G
2º Dm = D – F - A
3º Em = E – G - B
4º F = F – A - C
5º G = G – B - D
6º Am = A – C – E
7º Bm(5-) = B – D - F
Note que no acorde de dó (C) as notas fundamentais
são a Tônica (C) e a Terça (E) que define se o acorde é
maior ou menor. Bem, acontece que no campo harmônico de dó, tais notas
encontram-se no acorde de dó (C) e lá menor (Am). Portanto, dizemos que Am é relativo de C.
Relativos menores em todas as
tonalidades
C / Am C# /
A#m Db / Bbm D / Bm
D# / Cm Eb /
Cm E / C#m F / Dm
F# / D#m Gb /
Ebm G / Em G# / Fm
Ab / Fm A /
F#m A# / Gm Bb / Gm
B / G#m


Escalas
Uma sequência ordenada de notas pela frequência vibratória de sons, (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B
Este padrão será seguido para formarmos todas as
escalas maiores, conforme tabela a seguir.
Assim temos:
Uma sequência ordenada de notas pela frequência vibratória de sons, (normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas.
As escalas musicais formam a base necessária para a formação de acordes
e tonalidades.
Escala Cromática
Escala Cromática
Formada por 12 sons diferentes, a escala cromática
é separada somente por intervalos de ½ tom, contendo as 7 notas musicais e 5 acidentes formados por
sustenidos (#), no sentido ascendente, ou bemóis (b), no sentido descendente. Assim
temos:
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B
Escala Maior Natural
A escala maior natural, diferentemente da cromática, é
formada por intervalos de tom e semitom. Essa escala possui 7 notas e 8 graus,
já que a tônica se repete ao final. Por isso, a chamaremos de diatônica.
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TRÍADES
Para formarmos um acorde natural,
maior ou menor, precisamos de 3 notas da escala maior. A isso damos o nome de tríade.
TRÍADE MAIOR
É formada com a utilização do 1º
o 3º e o 5º graus da escala. Veja o exemplo:
C= C – E – G C#= C# - F – G#
D= D – F# - A D#= D# - G – A#
E= E – G# - B F= F – A – C
F#= F# - A# - C# G= G – B – D
G#= G# - C – D# A= A – C# - E
A#= A# = D – F B= B – D# - F#
TRÍADE MENOR
A exemplo da tríade maior, também
é formada com a utilização do 1º o 3º e o 5º graus da escala. Contudo, neste
caso o 3º grau da escala é bemolizado ( diminuído em ½ tom), tornando-se menor.
Veja o exemplo:
Assim temos:
Cm= C – Eb – G C#m= C# - E – G#
Dm= D – F - A D#m= D# - Gb – A#
Em= E – G - B Fm= F – Ab – C
F#m= F# - A - C# Gm= G – Bb – D
G#m= G# - B – D# Am=
A – C - E
A#m= A# = Db – F Bm=
B – D - F#
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